quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CREA Jovem-DF participa de Seminário na ASBRACO


Aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 06/02/2013, o Seminário Técnico - Execução de Calçadas Para Fins de Habite-se no auditório da Associação Brasiliense de Construtores (ASBRACO).

Seminário Técnico na ASBRACO

O evento foi organizado pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal – AGEFIS, com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal – SINDUSCON-DF, da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário – ADEMI-DF, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal – SEBRAE-DF e da Associação Brasiliense de Construtores – ASBRACO.

CREA Jovem-DF e palestrantes do Seminário
O objetivo do evento era o de esclarecimento de dúvida sobre as regras de acessibilidade visando o Habite-se e a orientação dos participantes quanto ao cumprimento dessas normas.

O evento foi contemplado com a participação de diversos engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações e mestres de obras, onde se discutiu as práticas para a execução de passeios baseadas nos conceitos de desenho universal, objetivando a criação de produtos acessíveis para toda a sociedade.


Desta vez, o CREA Jovem-DF foi representando pelos estudantes de Engenharia Civil, Rafaela Valentim e José Otílio (Secretários de Planejamento e Executivo do CREA Jovem-DF) e Franklin Severo (Vice-diretor de Cursos e Eventos - Eng. Ciivl, UDF).

Rafaela Valentim na ASBRACO
Para a Secretária de Planejamento do CREA Jovem-DF, Rafaela Valentim, a acessibilidade é um tema que diz respeito a todos nós, estudantes e profissionais, além de toda a sociedade, apesar de muitos ainda não conhecerem como se dá o nosso envolvimento com essas questões.

“Pela terceira vez tive o prazer de assistir uma palestra ministrada pela Eng° Civil Márcia Muniz da AGEFIS (Agência de Fiscalização do Distrito Federal). As duas outras oportunidades foram na Semana Universitária da minha Faculdade (UDF - Centro Universitário) e no 3° Encontro de Engenheiros do Distrito Federal no auditório do CREA-DF. A Acessibilidade é uma ideia simples, é um novo nome para o “direito de ir e vir”. Afinal, um mundo acessível é um lugar mais justo e igual. É um mundo que respeita as diferenças existentes entre as pessoas para se locomoverem e se comunicarem. É um mundo que garante que essas são premissas básicas para toda e qualquer sociedade. Já repararam como são as calçadas da rua? No seu local de trabalho? Na sua universidade? Como são as condições de Acessibilidade? Você estaciona em vagas reservadas para Pessoas com Deficiência? Respeita a prioridade de Pessoas com Deficiência, idosos e gestantes na fila do banco? Temos que repensar o nosso entendimento, conceito e respeitar as Normas Brasileiras de Acessibilidade” – conta Rafaela.

É preciso compreender que nós, enquanto estudantes e futuros profissionais por meio do CREA Jovem-DF, temos a responsabilidade de nos envolvermos com assuntos como este e questionar quais são as ferramentas que estão sendo utilizadas para se fazer a mudança que queremos ver. E precisamos participar e começar a reparar na nossa comunidade o que está errado.