Juventude Tecnológica

E a Juventude Tecnológica do DF não para!!



SEMINÁRIO ÁGUA COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
6ª Edição 22/03/2013, Museu Nacional – Brasília, DF

Os estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Brasília - UCB, Clara Daldegan, Kelly Cristina, Stella e Tiago, participaram do Seminário Água, Comunicação e Sociedade promovido pela Agência Nacional das Águas - ANA.

Leia agora a experiência que obtiveram por meio do evento.

ABERTURA DO EVENTO
Foram chamados para compor a mesa o Diretor da ANA, João Gilberto Conejo, o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, o Secretário Executivo do MMA, Francisco Gaetani, a Secretária Geral do IBRAM – DF, Renata Fortes, e a Vice Presidente de Negócios dos Correios, Morgana Cristina Santos. Cada um descreveu brevemente o que cada instituição tem realizado em relação à gestão ou conscientização sobre o uso dos recursos hídricos, e foi realizado o lançamento da edição especial de selos sobre o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Também foi apresentada a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada em outubro de 2013. 

PALESTRAS
“A água como vantagem competitiva no mundo globalizado”:
O jornalista Dal Marcondes, da Agência de Notícias Envolverde, tratou a temática da água como uma vantagem competitiva, com enfoque para o Brasil, em função da grande reserva de água doce aqui contida. No entanto, a água não está na pauta dos grandes noticiários, exceto quando ocorrem eventos extremos, contribuindo para a carência na gestão dos recursos hídricos. Se o “dia-a-dia” da água fosse comunicado (quantidade necessária para a produção e consumo), a sua gestão poderia ser melhorada, potencializando mais o desenvolvimento do Brasil.
           
“A Política Nacional de Recursos Hídricos – A sociedade como agente da sustentabilidade”:
Lupércio Ziroldo Antonio, Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob), falou sobre o principal desafio da gestão das águas no Brasil, que advém do caráter de remediação, e não de ações efetivas de prevenção, das políticas públicas quando se devem enfrentar as situações críticas de escassez ou enchentes. Ele também falou sobre um aspecto fundamental da PNRH, que é a participação da sociedade no processo de gestão dos recursos hídricos dentro das bacias hidrográficas, cujo papel é considerar a vocação da bacia, propor o desenvolvimento social, econômico e ambiental para a mesma, estipular metas de recuperação, preservação e conservação dos ecossistemas locais, desenvolver programas voltados principalmente para áreas criticas e considerar um plano de investimentos. Tudo isto considerando não só as águas doces superficiais, mas também a subterrânea e a zona costeira.
           
APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS
Cultivando água boa (Itaipu Binacional):
            Nelton Friedrich, o Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, apresentou o caso de sucesso deste programa socioambiental, onde há uma inclusão dos pequenos produtores, pescadores, catadores, jovens, crianças, mulheres e outros atores na gestão dos recursos hídricos. Os resultados foram a preservação da mata ciliar das microbacias em que este programa foi implantado, a manutenção das espécies nativas e da quantidade de peixes nos seus corpos hídricos pela substituição da pesca extrativista pelo cultivo de peixes em tanques-redes, e as ações de educação ambiental que geraram diversos multiplicadores, tudo acompanhado de um desenvolvimento econômico da região. É um programa com alto grau de sucesso devido à abordagem sistêmica, partindo da formação de valores, e pela prática do diálogo com os atores locais.

Caminho das Águas: Brasília Cidade Parque (SEMARH do DF):
            Eduardo Brandão, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, apresentou o programa de implantação dos 71 parques e 22 unidades de conservação no DF, em consonância com a ideia original de Lúcio Costa de Brasília como a Cidade-Parque. Os recursos financeiros originaram-se de pagamentos das dívidas de empreendedores, cujos empreendimentos estão na fase de licenciamento, e que precisam fazer a sua compensação ambiental. Para a manutenção dos parques e prevenção de vandalismo, foram acrescentados aparelhos de exercício e parquinhos para crianças, de maneira que a população ao redor valorizasse o espaço e fizesse o papel de fiscalização da manutenção da qualidade destes parques. 



CREA JOVEM DF APRESENTA TRABALHO DE EXTENSÃO EM ENGENHARIA E ARQUITETURA PÚBLICA NO I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

O I Seminário de Extensão da UCB ocorreu na cidade de Taguatinga – DF com tema Territórios em Rede da Extensão e Ação Comunitária. Participaram do evento professores, estudantes, colaboradores administrativos e lideranças das comunidades parceiras envolvidos em ações de extensão, ação comunitária ou de integração com elas. Os objetivos do seminário foram os de reunir pessoas visando às partilhas de experiências e socialização de conhecimentos produzidos em ações de extensão e de ação comunitária e de ações integradas a elas.





Além disso, ocorreu a divulgação de trabalhos acadêmicos de estudantes e professores que possam contribuir para a integração e reflexão da comunidade acadêmica e das comunidades parceiras. O Crea Jovem DF aproveitou a oportunidade para criar um  canal de comunicação capaz de possibilitar o compartilhamento entre os diversos campos do saber no âmbito de suas realizações com parceria entre o CREA DF, INEAPE, OEAA Nacional e CNAI em Engenharia e Arquiteturas Públicas.
A divulgação do trabalho foi marcante para estreitar os laços criativos entre a Universidade e a Sociedade e os atores envolvidos nessas atividades. Os debates entre diversos projetos de extensão, abriram um leque de oportunidades para formação de parcerias entre o Crea Jovem DF e outras instituições e grupos de trabalhos que trabalham a sociedade, inovações e tecnologias. O grupo foi muito elogiado e também recebeu um certificado de participação. O trabalho realizado pelo Crea Jovem DF junto ao CREA DF, INEAPE, CNAI e OEAA Nacional também já foi submetido a uma revista de tecnologia e engenharia para aprovação e divulgação da ferramenta de cadastramento e avaliação de imóveis urbanos.

Engª. Ambiental Jhéssica Ribeiro Cardoso
Diretoria de Cursos e Eventos Crea Jovem DF





Confira Fotos do I Encontro da Juventude Tecnológica do DF






Crea Jovem realiza I Encontro da Juventude Tecnológica do DF


Brasília, 27 de junho de 2011. 
Na semana passada, nos dias 21/6 e 22/6, foi realizado o I Encontro da Juventude Tecnológica do Distrito Federal, no auditório do Crea-DF. “Precisamos estar mais ativos nas políticas públicas, na nossa universidade, nos arredores de onde vivemos. Precisamos reavivar as ações da juventude, especialmente na área de formação em que estamos inseridos”, afirmou a presidente do Crea Jovem DF, Cléia Nunes.

Segundo Cléia, este primeiro encontro foi restrito ao DF, mas a intenção é ampliá-lo para alcançar o âmbito regional. Ao longo do encontro foram debatidos temas como a utilização de geossintéticos na Engenharia Civil, a Copa do Mundo no Brasil, os desafios e perspectivas da Engenharia Mecânica, o potencial hidrelétrico brasileiro, o empreendedorismo, além de uma visita técnica ao canteiro de obras do edifício Green Towers Brasília, projetado de acordo com o sistema LEED, para edifícios sustentáveis.


De acordo com Osíris Barboza, coordenador do Projeto Crea-Jr do Confea, o trabalho da juventude é importante não só para o Sistema Confea/Crea, mas para toda a sociedade. Ao falar sobre as ações desenvolvidas pelos Creas Juniores em todo o país, destacou a discussão sobre a habitação e as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em Brasília; a visita técnica ao Canal do Sertão, em Alagoas; a ação social, com distribuição de mantimentos, realizada no Amazonas; a realização de palestras sobre ética e legislação profissional em Goiás, entre outros. “Além dessas ações, o trabalho do Crea-Jr também é essencial para prospectar novas lideranças e capacitá-las. Temos a responsabilidade de sair daqui e atrair outros jovens”, afirmou Osíris.


Discussões além do ambiente acadêmico

Estudante do 6º semestre de engenharia civil, Édipo Lacerda é membro ativo do Crea Jovem há quatro meses. Ele comemora a iniciativa de realizar o I Encontro da Juventude Tecnológica. Segundo ele, eventos como esse, melhoram as relações sociais. “Ganhamos muito porque entramos em discussões que não estão sendo feitas dentro da faculdade. A gente passa a ter um olhar diferente dos estudantes que, por alguma razão, não participam”, diz.


Estudante do 2º semestre de Engenharia Civil, Loyane Damaris compartilha da visão de Édipo e acrescenta: “sinto que os jovens ainda não estejam tão empenhados em participar deste tipo de ação como deveriam. Deveríamos ter um auditório lotado de estudantes aqui”, lamenta.

De toda a programação, Édipo destacou que a visita técnica trouxe importantes questões para o debate. “Foi muito interessante saber os critérios para obter a certificação LEED. Foi interessante também observar os cuidados que os envolvidos na obra têm com todo tipo de detalhes, como a preocupação com o barulho feito pelos caminhões e pelo canteiro de obras”, comenta. Além da visita, ele ressaltou que o bate-papo com o presidente do Crea foi bastante enriquecedor.


A juventude e a participação nos debates políticos
Para o  presidente do Crea-DF, Francisco Machado, a juventude tem papel fundamental na construção de um futuro diferente para o país. “Vocês precisam mudar o Brasil”, afirmou. O primeiro passo, segundo ele, seria se empenhar em tornar a sociedade mais participativa. “As boas pessoas têm se afastado das discussões importantes, da política. A juventude precisa pensar nisso”, disse. “Há uma vontade política em realizar a Copa, mas só haverá êxito se a sociedade estiver envolvida na discussão, o que ainda não aconteceu. Temos clamado para que a sociedade faça parte deste movimento, que acompanhe, monitore”.


O conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, João Pimenta também realizou palestra no evento e exaltou a iniciativa. “Essa aproximação é extremamente válida e da maior importância, uma vez que o estudante de hoje é o profissional de amanhã. Quanto mais cedo os estudantes estiverem envolvidos com as questões tratadas pelo Sistema, melhor para a formação deles e melhor para o próprio Sistema, que ganha a oportunidade de funcionar melhor no futuro”.

Para saber mais sobre o Crea Jovem do DF, acesse: http://www.creajovemdf.blogspot.com/

Felipe Lima e Tânia Carolina Machado Assessoria de Comunicação do Confea

Fonte: CONFEA  http://www.confea.org.br/


I Encontro da “Juventude Tecnológica” do DF



Com o I Encontro da “Juventude Tecnológica” do DF, o Crea Jovem-DF contribuirá nas comemorações do Jubileu de Ouro. Serão dois dias, 21 e 22 de junho, com palestras, oficinas, visitas guiadas, mini cursos e apresentação de trabalhos.  

A abertura solene será no dia 21 de Junho, às 19h. No dia 22 haverá abordagem de assuntos nas áreas da Engenharia, Arquitetura, Formação Técnica, Empreendedorismo e Empresas Júnior.

De acordo com a presidente do Crea Jovem-DF, Eng. Cléia Nunes, o termo “Juventude Tecnológica” vem do anseio de uma nova geração que necessita ser formada, da consciência do papel do Jovem na sociedade.

A inscrição pode ser feita gratuitamente pelo blog.