terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sistema Confea/Crea lança 69ª Soea no auditório da Câmara dos Deputados

Escrito por Assessoria de Comunicação e Marketing do Confea/Crea-DF                                                     

Solenidade de lançamento da 69ª Soea no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados
 
Solenidade de lançamento da 69ª Soea no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados- Crédito foto: Crea-DF

Os profissionais como agentes de transformação na sociedade será tema da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que acontecerá de 19 a 23 de novembro, em Brasília

Posse da nova diretoria da mútua, assinatura de protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT), lançamento do selo e carimbo da 69ª Soea e inauguração do site do evento marcaram a solenidade de lançamento da 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, realizada na noite desta quinta-feira (30/8) no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. “É nesta Casa que acontece tudo o que discutiremos na Soea. A modernização da nossa legislação necessariamente vai passar por aqui”, afirmou o presidente do Confea, José Tadeu, ao explicar o motivo do local do evento.
O tema central da Soea será “Aperfeiçoamento do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os profissionais como agentes de transformação da sociedade”. O evento terá como prioridade as discussões em torno da legislação do Sistema. “As nossas leis sempre foram feitas em momentos em que não tínhamos poder de discussão”, lembrou o presidente Tadeu. “Temos que adaptar o Sistema à realidade da globalização para que possamos dar a contribuição de que o Brasil precisa”, disse. A intenção do presidente é elaborar um novo estatuto para o Conselho Federal, em consonância com a Constituição de 1988. “A sociedade nos cobra essa discussão”, completou.
Anfitrião do evento, o presidente do Crea-DF, Flavio Correia, disse que receberá de braços abertos os cerca de 3 mil participantes, entre lideranças, profissionais e estudantes. “A história começa a ser escrita nas mãos dos participantes da Soea. É unindo forças que alcançaremos nossos objetivos”, afirmou. Correia enfatizou que o Sistema deve trabalhar em prol da defesa e proteção da sociedade. “Tenho a convicção de que com a nossa legislação reformulada, a sociedade estará mais bem amparada”, concluiu.
Também parceiro da Soea, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista para a Gestão Pública, Luiz Pitiman, garantiu apoio aos resultados da Semana. “Trabalharemos para que o marco regulatório que vocês definirem seja aprovado no Congresso o mais rápido possível”, afirmou. Ressaltando que esta Soea será “completamente diferente das outras”, o presidente do Crea-PA e coordenador do Colégio de Presidentes, Antonio Carlos Albério, manifestou seu “desejo sincero do êxito da Soea para que tenhamos enfim uma legislação que defenda nossos interesses”.
Ricardo Nascimento, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, afirmou que as entidades nacionais e regionais têm o dever de contribuir diretamente para os debates. Já o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia, Juarez Lopes - que na mesa do evento representou todos os coordenadores nacionais de câmaras -, disse que sua expectativa para a Soea é de muito trabalho com resultados positivos. “É com muita alegria que, depois de 46 anos da nossa Lei de regulamentação, a Soea possa trazer este tema”, afirmou a conselheira federal Darlene Leitão.

Soea tem selo e carimbo dos correios
Durante a solenidade, o diretor regional dos Correios em Brasília, Antonio Tomas, lançou o carimbo comemorativo e o selo alusivo à 69ª Soea. Os representantes do Sistema Confea/Crea receberam naquele momento um álbum com as peças filatelistas lançadas.
Profissionais do Sistema terão desconto em peças da ABNT
Ainda na solenidade de lançamento da 69ª Soea, José Tadeu, o presidente da ABNT, Pedro Buzatto, e o presidente da Mútua, Claudio Calheiros, assinaram um protocolo de intenções que garante a assinatura, em até 60 dias, de um instrumento jurídico que possibilite o acesso dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea às ferramentas da ABNT com preço diferenciado. Em contrapartida, o Sistema promoverá a conscientização sobre a importância das normas técnicas para o profissional. “É difícil fazer a norma afastada da engenharia, onde quer que ela se encontre”, afirmou Buzatto. Para o presidente do Confea, as normas da ABNT são ferramentas de trabalho para o engenheiro e agrônomo. “É prática abusiva não seguir a norma técnica”, afirmou.
Compuseram a mesa o presidente do Confea, José Tadeu; o presidente do Crea-DF, Flavio Correia; o deputado federal Luiz Pitiman, o coordenador do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-PA, Antonio Carlos Albério; o presidente da Mútua, Cláudio Calheiros (antes de sua posse compôs a mesa o ex-presidente José Wellington Costa); o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Ricardo Nascimento; a conselheira federal Darlene Leitão; o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia, representando todas as coordenadorias de câmaras, Juarez Lopes, e o presidente ABNT, Pedro Buzatto.
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do Confea
 
Confira fotos