segunda-feira, 10 de setembro de 2012


 
CREA JOVEM DF PARTICIPA DO PROJETO CONSTRUIR EMPREENDEDORES REALIZADO PELO SINDUSCON-DF

Aconteceu nessa terça-feira, 04 de setembro, no auditório do Sinduscon DF o Projeto Construir Empreendedores, realizado pelo Comitê de Incentivo às Pequenas Empresas (CIPE/Sinduscon-DF) com o apoio do Sebra-DF.

O Crea Jovem DF visa estimular e agregar valores e conhecimentos, bem como expectativas e interesses do mercado de trabalho para os estudantes e jovens profissionais do Sistema Confea/Crea. Foram representar e participar do evento  as Engenheiras Ambientais Jhéssica Cardoso e Sabrina Albuquerque (diretoras de Cursos e Eventos do Crea Jovem DF), Presidente do Crea Jovem Eng. Ambiental Cléia Nunes, a Vice-presidente estudante de Engenharia Civil Juliana Machado e a Eng. Ambiental Franscisca da SVC Construções.



Estiveram presentes na mesa de debate sobre o Projeto compondo a mesa, o presidente do Sinduscon-DF, Julio Cesar Peres, o presidente da Comat/Sinduscon-DF, Coopercon Brasil e Distrito Federal, Dionyzio Klavdianos; presidente do Comitê de Incentivo às Pequenas Empresas (Cipe/Sinduscon-DF), Antônio Ribeiro Borges; o coordenador de projetos do Sebrae Nacional, Alexandre Ambrosine; o engenheiro civil comercial da Odebrecht, Marcelo Moreira; o gestor de projetos do Sebrae-DF, Daniel Hudson Barreto; e o gerente do Sebrae DF Alexandre Louzada de Sá.


 

Para o Crea Jovem DF, participar de eventos como este é fundamental para a boa formação humana enquanto estudantes e jovens profissionais, pois o mercado irá cobrar e esperar profissionais que saibam competir para oferecer e receber os melhores produtos e serviços. Devem ser empreendedores. Quando se realiza um projeto de união entre Sindicatos, Associações e Cooperativismo todas as empresas saem ganhando adquirindo produtos de alta qualidade e com preços justos.

Para isso, as capacitações e treinamentos são necessários. E é neste setor que os Sebrae aponta muitas fraquezas e também oportunidades. Os jovens devem buscar a qualificação profissional e desenvolver projetos como estes ou se inserirem neles. Buscar grupos que fomentem as discussões e inovações na sua área de formação.

O Crea Jovem DF buscou articular propostas por essas lideranças a respeito de como a Indústria da Construção vem impactando o meio ambiente e como está sendo realizada a gestão de resíduos neste setor. Para o Engenheiro Marcelo Moreira e para o vice-presidente do Sinduscon-DF, Eng. Luiz Carlos Botelho Ferreira, alguns caminhos adotados são as políticas ambientais e critérios de redução de materiais e insumos que evitem o desperdício como aqueles inseridos na Certificação Leed.