terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conferência mundial sobre sustentabilidade



Governador Agnelo Queiroz foi convidado a apresentar projeto do Estádio Nacional Mané Garrincha em evento internacional que acontecerá em novembro, nos Estados Unidos

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi convidado a apresentar o projeto do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha no maior evento mundial sobre construções sustentáveis. A proposta partiu do vice-presidente da ONG U.S. Green Building Council, Scot Horst, que confere o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação máxima para construções sustentáveis. O convite foi entregue ao governador em mãos, neste domingo (9), pelo arquiteto do estádio, Vicente Castro Mello, durante a segunda visita técnica realizada pela FIFA às obras da Ecoarena.

Esta carta significa que o Green Building Council está acompanhando os esforços de Brasília para alcançar a certificação leed platinum e um reconhecimento ao empenho do governador Agnelo na conquista desse feito inédito.

Na carta, Horst afirma que tem pensado “com frequência” no projeto da Ecoarena que está sendo construída na capital do país e que “gostaria de lhe agradecer pessoalmente por sua busca da certificação LEED Platinum para o Estádio Nacional de Brasília”. Para Scot Horst, o esforço colocará o estádio entre uma pequena elite de projetos no mundo.

O vice-presidente da ONG também comemorou o fato de a legislação brasileira permitir a troca de energia solar com a rede energética. “Esta é uma excelente notícia”, reforçou. Horst destacou a importância de os “atributos ambientais” da energia verde gerada no estádio permanecerem com o edifício. Ele reafirma a confiança no compromisso assumido pelo governador Agnelo Queiroz de que isso será feito e, caso exista energia excedente, ela deve ser vendia a preço de mercado.

Scot Horst encerra lembrando que U.S. Green Building Council está pronto para apoiar líderes de construção verde, como o governador, e convida Agnelo Queiroz a palestrar sobre o projeto de Brasília na Greenbuild – a maior reunião global para a construção sustentável e que acontecerá no mês de novembro, na cidade de São Francisco, Califórnia (EUA).

O arquiteto Vicente Castro Mello enfatizou: “Esta carta significa que o Green Building Council está acompanhando o esforço de Brasília para alcançar a certificação LEED Platinum. Ela é também um reconhecimento ao empenho do governador Agnelo na conquista desse feito inédito”.

Leia a carta na íntegra:

Terça-feira, 4 de setembro de 2012 Exmo. Sr. Governador Agnelo Queiroz Gabinete do Governador do Distrito Federal Palácio do Buriti, T-9. Brasília-DF. Brasil 70075-900

Caro Governador Agnelo Queiroz:
Foi um prazer conhecê-lo no ano passado em Brasília, e tenho pensado no senhor e seu projeto com frequência.
Gostaria de lhe agradecer pessoalmente por sua busca da certificação LEED Platinum para o Estádio Nacional de Brasília. Um certificação deste nível demonstrará a tremenda liderança do senhor, e de sua equipe, e colocará o estádio entre uma pequena elite de projetos no mundo.
Entendo que a legislação brasileira permite agora o net-metering, a troca de energia solar com a rede energética. Esta é uma excelente notícia. O LEED não só apoia este sistema, mas o recomenda, como mecanismo flexível para aumentar a geração local de energia renovável e abordar a questão da variabilidade da energia produzida e a energia consumida por um edifício.
Esta flexibilidade é especialmente importante para estádios, onde o sistema solar gerará energia solar durante o dia e consumirá energia da rede principalmente durante à noite, para jogos e shows.

O LEED aceita o net-metering contanto que os "atributos ambientais" da energia verde gerada permaneça com o edifício.
Eu entendo que o estádio de Brasília irá manter estes atributos e será dono da energia solar gerada. O excedente de energia gerado durante o dia será trocado com a rede para depois ser consumida pelo estádio no mesmo valor de 01:01 (à preço de mercado). O estádio não venderá sua energia solar para o mercado à um prêmio.
Entendo que a nova legislação brasileira limita a injeção de energia solar na rede em até 1MW. Esta quantidade é inferior à capacidade projetada do sistema solar (2,544 MW) que o senhor pretende colocar na cobertura do estádio.

O LEED AP do projeto, Ian McKee, me informou que de acordo com suas recentes reuniões com legisladores e consultores brasileiros, um veículo especial será criado para o estádio de Brasília, sob a mesma lei, que permitirá a geração solar de 2,544 MW e injeção desta energia na rede.
Acredito que sua equipe irá querer corroborar esta informação com o Governo para assim assegurar que todos os benefícios ambientais criados pelo sistema solar serão aplicados à eficiência energética do estádio.
Agradeço muito por considerar esta informação.

O potencial para a construção inteligente e sustentável no Brasil é enorme. O U.S. Green Building Council está pronto para apoiar líderes de construção verde como V.Excia no seu país e em todo o mundo.
Em novembro, muitos desses líderes participarão do Greenbuild – uma Conferência e Exposição Internacional, que este ano acontecerá em São Francisco, California.
Por favor, me informe se será possível contar com vossa presença neste evento.

Caso seja possível eu gostaria de oferecer ao senhor a oportunidade de palestrar sobre o seu projeto na conferência, que hoje é a maior reunião global para a construção sustentável.
Espero revê-lo, em breve, novamente no Brasil, e o convido a me visitar a qualquer momento para darmos continuidade a nossa colaboração.

Atenciosamente,

Scot Horst SVP, LEED