segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fifa faz visita técnica às obras do Estádio Nacional


 

A Fifa (Fédération Internationale de Football Association) e o Comitê Organizador Local da Copa 2014 fizeram neste domingo (9) uma visita técnica às obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A visita foi acompanhada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e pelo secretário extraordinário da Copa de 2014, Cláudio Monteiro. Com 72% das obras prontas, o objetivo da vistoria foi planejar as operações técnicas e prestações de serviços para o dia dos jogos da Copa das Confederações e da Copa de 2014.

Ao todo, 15 áreas foram avaliadas, como atendimento à mídia, segurança, tecnologia, protocolo, credenciamento, logística e transporte.

 O diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fúlvio Danilas, detalhou a inspeção.

— Essas equipes já trabalham sobre as plantas do estádio desde 2009. São pessoas que têm que planejar as operações.

 O diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, disse que o foco é a organização do espaço para o desempenho das atividades durante os jogos.

— O intuito é que se estudem essas operações para termos realmente as melhores prestações de serviço e organização possíveis, no atendimento à mídia, ao atleta, ao árbitro e ao público.

O governador Agnelo Queiroz destacou o cumprimento do cronograma das obras.

   Estamos com o calendário em dia e isso nos anima muito para fazer a abertura da Copa das Confederações e nos preparar, com bastante antecedência, para a Copa do Mundo.

A delegação técnica foi composta por uma equipe de 70 profissionais da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) e representantes do GDF. Esta foi a segunda inspeção realizada este ano no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A primeira vistoria teve como objetivo a inspeção das obras.

Todos os estádios das cidades-sede que receberão os jogos da Copa das Confederações são avaliados. O grupo já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e agora chegou a Brasília. Da capital federal, o comitê segue para Salvador, Fortaleza e Recife. A próxima visita a Brasília acontecerá em março.


Andamento

Além de estarem prontas as arquibancadas inferior e intermediária, a laje que cobre o segundo pavimento está finalizada. Os 288 pilares com mais de 36m de altura livre, que rodeiam a arena formando a área de acesso, foram concluídos há 15 dias. Já a arquibancada superior, formada por peças de concreto pré-moldadas – feitas no próprio canteiro de obras e 100%prontas –, está 85% finalizada.

O anel de compressão da arena, que sustentará a cobertura, também está em estágio avançado de execução, com 60% concluído. A instalação das luminárias, dos acabamentos (alvenarias, execução de piso, entre outros), das instalações especiais (específicas para um estádio, como telecomunicações e controle de acesso) e prediais (tubulações de água, de esgoto, parte elétrica, de telefonia e de combate a incêndio) está em andamento.