sábado, 25 de maio de 2013

PRESIDENTE DO CREA JOVEM-DF PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL DE ÉTICA PROFISSIONAL – 2013



Durante os dias 20 e 21 de maio de 2013 aconteceu o Seminário Nacional de Ética Profissional no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA. A mesa foi composta pela Dra. Márcia Coutinho (CREA-SC), Eng. Marcos Vinícius Santiago (Conselheiro Federal e coordenador da CEEP) e Arciley Pinheiro (membro da CEEP). Representaram a Comissão de Ética do CREA-DF a Coordenadora adjunta e Presdiente do Crea Jovem-DF, Eng. Jhéssica Cardoso e Regina da Cruz Dantas (DAC CREA-DF).
 
Durante o evento foram apresentados procedimentos padrões do Manual para condução de processo Ético Disciplinar, Resolução nº 1004/2009, pela Dra. Márcia Coutinho do CREA-SC. Foram discutidos assuntos como os cuidados que se deve ter com os processos, etapas dos processos, a importância em se conhecer etapas administrativas e reconhecimentos de vícios nos processos, explicou sobre a fundamentação entre a Câmara e comissão de ética para análise dos processos.
A proposta do segundo dia foi reunir em grupos de trabalho os coordenadores e coordenadores adjuntos das Comissões de ética e os assessores das CEPs para discutirem formas de aprimorar os procedimentos de condução dos processos Éticos nos regionais.

Para a Eng. Jhessica, “Os profissionais de Engenharia Ambiental e diversas modalidades, devem começar a participar deste tipo de discussão, a princípio para formação de conhecimento, que muitas vezes não se vê em sala de aula, e que muito pode afetar em nossa vida profissional quando estivermos no mercado de trabalho. Em um segundo momento, devem contribuir para a formulação de propostas que facilitem o andamento de processos éticos para que bons profissionais sejam reconhecidos, valorizados e diferenciados em relação àqueles que são punidos por falta de conduta ética. Essa também é uma das missões das associações, e em especial da ANEAM, onde buscamos valorizar e fortalecer a categoria”.