quinta-feira, 21 de março de 2013

Crea Jovem participa do 1º Módulo do Curso de Elaboração e Gestão de Projetos

Quem são os participantes do 
Crea Jovem-DF?


Jhéssica Ribeiro Cardoso:
Engenheira Ambiental Jhessica Cardoso, formada pela Universidade Católica de Brasília em 2011,  22 anos, é a atual Secretária Executiva da ANEAM, Conselheira titular do CREA-DF, Presidente do Crea Jovem-DF,Conselheira fiscal da OEAA-Nacional e funcionária  da Universidade Católica de Brasília - UCB. Experiência nas áreas de Caracterização de Unidades Hidrográficas, Gerenciamento de Resíduos, Ecossistemas e Solos. Especializando em Saneamento Ambiental e MBA em Construções Sustentáveis – Certificação LEED. A área de Gerenciamento é interessante em função da minha atuação frente a vários movimentos na sociedade e acredito que isso poderá abrir alguns horizontes e oportunidades para desenvolver projetos.

 Karina Fernanda da Silva:
Estudante de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília, 19 anos, 5º semestre. Atual Secretária de Projetos do CREA Jovem - DF. Realizou recentemente um curso de Geoprocessamento Aplicado à Engenharia Florestal, na Universidade de Brasília. A área de projetos está vinculada a todas as Engenharias e o mercado de trabalho procura profissionais dinâmicos e interdisciplinares, diante disso, quero conhecer mais esta área, para em um futuro próximo, fazer uma especialização.

José Otílio Batista de Paiva Júnior
Estudante de Engenharia Civil - IESB, e atual Secretário Executivo (Suplente) e Diretor da Secretária de Estágios e Emprego do Crea Jovem DF. Sócio-Proprietário da Empresa Seniors API que ministra e presta consultoria de Informática para alunos acima de 50 anos. Possui experiência com informática a 10 anos e é tecnólogo em Sistemas de Informação - UNEB. Busca oportunidades para trabalhar nas diversas áreas da Engenharia Civil e especialização no Gerenciamento de Projetos nas áreas que envolvam a Engenharia Civil e futuramente nas tecnologias BIM.


Sobre Gerenciamento de Projetos: o que está mudando na visão de cada um...

Um projeto é o conjunto de ideias, com metas e objetivos específicos que requerem recursos financeiros, humanos e materiais para a criação de produtos, serviços ou resultado exclusivo; a serem realizados em períodos pré-definidos ou não e com características únicas (Karina).
A característica termporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos forem concluídos ou quando esses objetivos não forem concluídos e o projeto é encerrado.Os projetos são únicos porque criam um produto, serviço ou resultados exclusivos. Mas isso não significa que esses projetos não poderão usar elementos comuns a cada projeto. Todo projeto em algum momento precisará de elementos comuns, que trarão a conclusão do projeto (Otílio).
Um aspecto interessante que achei sobre o Gerenciamento de Projetos é que ele subsidia a informação de que o trabalho pode ser analisado e melhorado quando o foco está nas partes que constituem o todo, ou seja, as tarefas serão distribuídas a fim de se melhorar a eficiência, tanto no âmbito qualitativo quanto na otimização de recursos (Jhessica).




Aprendizagem para o grupo: 
os projetos falham?

A maturidade da Gestão de projetos está basicamente associada à execução das atividades dentro do prazo e orçamento previsto, atendendo requisitos como a qualidade sempre analisando os riscos (Jhessica)
Assim, é possível orientar os esforços da empresa para atuar em suas fraquezas e forças. Quando essas metas não são atingidas geralmente aconteceu algum erro da condução do projeto que podem causar as falhas dos projetos, que podem envolver desde (Jhessica) as falhas nos projetos estão ligadas a fatores relacionados com a organização do cronograma quanto aos recursos limitados. 
Essa falha ocorre muitas vezes no levantamento de escopo quando, os Gerentes de Projetos não analisam especificamente cada conjunto de objetivos a serem executados. A falha pode ocorrer também na formulação da equipe que trabalhará na execução das diferentes linhas do projeto (Otílio).