terça-feira, 5 de março de 2013

Crea Jovem-DF participa do Encontro do Fórum Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social


Aconteceu nessa segunda-feira, 04/03 o encontro do Fórum Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília – UnB. O encontro iniciou-se com as saudações do reitor da UnB, Professor Ivan Marques e com as boas vindas do Eng. Francisco Machado, presidente do Fórum Nacional.O Crea Jovem-DF foi representado por sua diretoria pelos estudantes de Engenharia Júlia Vasconcelos, Luiz Fernando Menezes, Franklin Severo e pela estudante de Agronomia Natasha Monteiro.

Superintendente do FDES, meteorologista José de Fátima, Fernando Brites, Reitor da UNB, Ivan Marques,
presidente do FDES Eng. Dr. Francisco Machado e Dr. César Brito

A primeira palestra foi O papel da OAB na sociedade brasileira, pelo Advogado Dr. César Brito da Ordem dos Advogados do Brasil. César esclareceu que a política é fundamental: “Nós não temos medo da política. Nós estamos no parlamento, pois o parlamento é a voz do povo. Nós brigamos voluntariamente pela nossa instituição”. Em seguida, o advogado e professor Dr. Raymundo Castro explanou sobre o acordo de Cooperação técnica entre a OEAA Nacional e a UnB.

O Fórum contou com ainda com outras diversas apresentações pertinentes a reforma política brasileira, dentre elas: do presidente do Clube de Engenharia, Eng. João Carlos Pimenta que falou sobre as Memórias da Engenharia; o Arquiteto e urbanista Fábio Fuzeira o qual apresentou as propostas de Projeto de Lei do Deputado Rôney Nemer, também arquiteto; Ações no Congresso Nacional foi o tema debatido pelo Eng. Roberto Senno da Associação Nacional dos Servidores de EAA; Patologia nas construções pelo Eng. João Bosco.

Ainda debateram sobre reformas políticas no país os Eng. Urubatan Barros, que falou sobre a importância da inspeção predial e do serviço de engenharia públicos e o Eng. Antônio Pádua que demonstrou as instalações críticas que vem sendo implantadas no governo. O Eng. Fernando Brites apresentou a proposta do laboratório fotovoltaico da Câmara de Comércio Brasil-Portugal e dando sequência a este estudo, o meteorologista José de Fátima debateu sobre a participação dos jovens nesse processo.

Após o encontro, aconteceu uma reunião de Diretoria do Crea Jovem-DF para disseminar os conceitos, missão, expectativas e atividades desenvolvidas pelo grupo, onde também foram determinadas novas ações como o projeto dos núcleos nas Universidades e participação de novos membros no movimento. A mesa foi presidida pela Eng. Amb. Jhessica Cardoso, que convidou a juventude a tornar-se mais ativa no cenário do Distrito Federal em busca de mudanças.

Confira as fotos do evento aqui!