quarta-feira, 10 de julho de 2013

PLENÁRIA DO CREA JOVEM DF - JULHO

A Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (Aneam), em parceria com o Instituto de Pós-Graduação (Ipog), Crea Jovem-DF e Crea-DF, realizou na quinta-feira (5/7) a palestra “Soluções Ambientais para o Século XXI: Oportunidades no Mercado de Trabalho”. O evento aconteceu no auditório do Regional, com público de 120 participantes.


A saudação inicial foi realizada pelo presidente em exercício do Crea-DF, engenheiro ambiental Marcus Vinícius, que também é presidente da Aneam. O engenheiro discorreu sobre o panorama da engenharia ambiental no Brasil, destacando as oportunidades para atuação da categoria no mercado.
A palestra magna foi conferida pela mestra em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Andrea Tirlone.
No desenvolvimento do tema central, Andrea abordou também assuntos como o fortalecimento das ações de perícia ambiental – com destaque para oportunidades na área de auditoria e gestão ambiental – e o Sistema de Gestão Integrada (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional) para o bem da sociedade, colocando o ser humano como parte do meio ambiente. 
“É importante lembrar a necessidade de fazer, mostrar e verificar. Os tomadores de decisão precisam entender que segurança, meio ambiente e saúde devem ser ações integradas. Isso só muda com a educação”, destacou Andrea.
Houve também a apresentação de ações sobre boas práticas no âmbito acadêmico e profissional, que associam experiências de ensino e técnicas profissionais às oportunidades no mercado de trabalho.
Participaram da mesa solene: a engenheira Jhéssica Cardoso, presidente do Crea Jovem DF e secretária executiva da Aneam; a acadêmica Fernanda Marques Rodrigues de Mello, representante do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB); o acadêmico André Del Negro, diretor da Empresa Júnior de Projetos do UniCeub, e a acadêmica Tamilles Estrela Conde, presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia da Universidade Paulista (Unip).
Participaram ainda dos debates a doutora Maruska Tatiana Silva, professora do UniCeub, que abordou o tema “Engenharia Pública” e o diretor regional do Ipog, Renato Pimentel, que abordou aspectos sobre o fortalecimento da parceria entre as instituições.
O evento, que também correspondeu à plenária mensal do Crea Jovem-DF, foi finalizado com o sorteio de publicações da Aneam sobre recursos hídricos e com o sorteio de meia bolsa para o curso de MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, concedida pelo Ipog.
* Com informações da Aneam e Crea Jovem-DF
- See more at: http://www.creadf.org.br/index.php/component/k2/item/2271-evento-tecnico-no-crea-df-debate-solucoes-ambientais-para-o-seculo-xxi#sthash.HnmyQMpW.dpuf