quinta-feira, 18 de abril de 2013

Em Porto Alegre, Sistema Confea/Crea lança 70ª Soea e 8º CNP


Porto Alegre, 18 de abril de 2013.
A engenharia no contexto socioeconômico brasileiro foi destacada pelo presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, durante o lançamento da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e do 8º Congresso Nacional de Profissionais, realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na noite dessa quarta-feira, 17/04.
Na defesa da valorização dos profissionais brasileiros da área tecnológica, José Tadeu lembrou que enquanto no “Brasil os engenheiros, por exemplo, são apenas 20% nas equipes de governo, nos países desenvolvidos ocupam 80% dos cargos”, o que para ele “reflete a preocupação com o planejamento e  elaboração de bons projetos para o desenvolvimento do país”.
“Nossas profissões são de interesse social. Temos que refletir sobre a importância dessa categoria profissional”. O presidente do Confea acredita que o tema central da 70ª Soea,  “Legislação aperfeiçoada: Valorização profissional e segurança à sociedade” vai propiciar essa reflexão. Uma providência “mais que urgente”, em sua opinião.
José Tadeu afirma que o tema central do 8º CNP, “Marco Legal: Competência profissional para o desenvolvimento nacional”, “evidenciará essa urgência permitindo que os profissionais e suas lideranças debatam sobre o que deve ser mudado e o que deve ser mantido, não só na Lei 5.194, de 1966, que rege as profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea”.
Com as presenças do prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, do secretário de Agricultura e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, representando o governador Tarso Genro, e também de Nestor Tissot,  prefeito de Gramado (RS), onde a Semana acontece de 09 a 11 de setembro próximo, a cerimônia contou com a participação de presidentes de Creas, conselheiros federais e regionais, além de presidentes de entidades nacionais que congregam o Sistema Confea/Crea.
Fonte: Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea