sábado, 27 de abril de 2013

CREA JOVEM-DF PARTICIPA DE SIMPÓSIO NACIONAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Aconteceu na última quarta-feira, 24/04 o Simpósio Nacional de Ações em Segurança e Saúde no Trabalho, promovido pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança - ANEST. O evento aconteceu das 8h30 às 12h30, no auditório do Conselho com a participação de mais de 250 profissionais e estudantes. O CREA JOVEM-DF esteve presente, representado pelos Estudantes de Engenharia Civil Tayara Avelar (UCB), Angelo Avellar (IESB) e Dalvanice Gonçalves (UNIPLAN).

O evento contou com uma série de discussões que contemplavam a importância da Engenharia de Segurança, comemorada internacionalmente no próximo dia 28 de abril. O Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho Dr. Celso Berilo Cidade Cavalcanti falou sobre Ações Concretas e Eficazes de Engenharia para Segurança no Trabalho.

Foi convidado também o Dr. Marcos Henrique Mendanha, Médico do Trabalho e Perito, que discursou sobre Práticas Eficientes e Eficazes Para Saúde no Trabalho e a Psicóloga e Psicoterapeuta Dr. Lélia Maria de Lima Gois que apresentou métodos de Prevenção do Estresse Ocupacional e do Assédio Moral.

Crea Jovem e Palestrantes no evento
"Conseguimos perceber nesse simpósio que a segurança e saúde do trabalhador não só gera o problema de falta de mão de obra. Mas uma vez que o trabalhador da construção civil geralmente é o principal mantenedor da renda familiar. Mesmo que haja indenizações os danos sociais causados muitas vezes pela falta da figura paterna não pode ser medido. Entre eles até mesmo a marginalização dos filhos.  Vimos à importância desse assunto, e como é indispensável a nós que trabalharemos com pessoas no ambiente da construção civil, também nos informar mais para futuramente podermos instruir essas pessoas através da conscientização e uso adequado dos equipamentos de seguranças". (Estudantes de engenharia Civil: Dalvanice Gonçalves, Angelo Avellar, e Tayara Avelar).