segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Seminário de Ética reúne profissionais e estudantes na sede do Crea-DF

Aconteceu na sede do Crea-DF, no dia 22 de agosto, o seminário do projeto Ética das Profissões, com o tema Cidadania, Ética e Sustentabilidade. O evento reuniu profissionais e estudantes de diversas cidades. Para o coordenador do Projeto Ética Profissional, Edison Macedo, o Seminário foi um sucesso. “Foram mais de cem inscrições e essa frequência manteve-se do início ao fim”. Edison ressaltou que a Nova Campanha do Projeto de Ética está estimulando ainda mais a participação dos profissionais.

Durante a manhã, o professor Alípio Casali apresentou uma espécie de “aulão” sobre ética para os profissionais e estudantes que estavam presentes. De 14h às 15h30, Luciana Aguiar, do instituto Ethos de Responsabilidade Social, explicou sobre os movimentos ético-cidadãos, como o Movimento Anticorrupção e o projeto Jogos Limpos. Para encerrar, foi abordado o novo Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

O evento recebeu estudantes durante todo o dia. Para o coordenador do Crea Junior MG, Thiago Xavier Bedette Gomes, a ética é um assunto frágil, pois ainda é muito pouco discutida. “É aquilo que todo mundo diz saber do que se trata, mas quase nunca discute”. Para ele, deveria ser um assunto mais natural, uma vez que “o Sistema Confea/Crea visa proteger a sociedade dos maus profissionais”. Thiago ressalta que o curso de Engenharia de Produção que cursa não tem nenhuma disciplina que dê base sobre ética profissional.

Para o coordenador nacional dos Creas-Juniores e coordenador do Crea Junior-RR, Yuri da Silva Matos, é preciso ter a visão de que um curso de graduação “não forma apenas profissionais, forma cidadãos”. Entretanto, Yuri lembra que “o conhecimento da ética deve surgir ainda na base de vida das pessoas e não só na faculdade”. Segundo ele, tudo que foi visto e absorvido no seminário será passado depois a todos os estudantes dos Creas Juniores. Participaram ainda, representantes dos Creas Juniores de MT, GO e AM.

A estudante do 4° semestre de Engenharia Ambiental, Vanessa Duarte, elogiou a iniciativa do Confea. “Tem muita coisa que eles não falam nas aulas e que eu estou vendo aqui”. Ela esclarece que, mesmo tendo uma matéria especifica sobre ética na faculdade, geralmente o assunto não é aprofundado da maneira com ela viu no seminário.

Para o coordenador do Projeto Ética das Profissões, do Confea, a presença dos estudantes no evento é positiva.“Talvez o momento da graduação seja o momento ideal para se plantar a semente de ética profissional. O projeto pretende pelo menos amenizar a deficiência que existe em muitas escolas em que não se aplicam ensinamentos de ética”.

No entanto, não foram apenas os estudantes que tiraram proveito das exposições e explicações. A geóloga Ângela Daher declarou que ações como essa fazem com que o tema Ética fique mais envolvente para os profissionais. Ela ressalta que o assunto é importante não só para profissionais ligados ao sistema, mas para todas as outras profissões. “São práticas que devem advir desde a criação do cidadão, e no processo de graduação”.

O engenheiro civil Severino Silva assistiu ao seminário e disse ser uma novidade para ele uma divulgação de dimensão como a nova campanha de ética. “A novidade não está na existência do Código de Ética, mas sim na possibilidade de participar de um seminário que trate sobre o Código”.

Esse mesmo seminário já aconteceu no dia 10/08 em Florianopolis, SC, e está agendado para o dia 13/09 no Recife, PE.
Fernanda Fernandes




Assessoria de Comunicação do Confea