segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Empresa Júnior


Aliar conhecimentos teóricos à prática, este é o grande objetivo de uma empresa júnior. Geridas exclusivamente por estudantes do ensino superior, as empresas juniores prestam serviços nas mais diversas áreas, sempre relacionados com seu curso de graduação e sob a orientação dos professores. Segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a primeira empresa júnior surgiu em 1967, na França. Já na década de 1980 o Movimento Empresa Júnior se difundiu internacionalmente, chegando ao Brasil ainda neste período.

É possível que se questione a preparação dos empresários juniores na execução de projetos e na gestão da empresa, por isso vale ressaltar o processo de capacitação e desenvolvimento que o estudante passa desde o momento que se torna membro da empresa. Esse processo ocorre de forma semelhante em muitas empresas juniores de todo país, no entanto, ocorrem variações devido às especificidades de cada empresa.

Trabalhar em projetos de consultoria para empresas ou mesmo empreendedores que desejam aprimorar seus negócios é uma das maiores fontes de crescimento para estes universitários. Isso desenvolve o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno, colocando-o em contato direto com o mercado de trabalho. O Movimento Empresa Júnior possibilita uma enorme gama de geração de negócios entre empresários e universitários. As micro e pequenas empresas passam a ter acesso a projetos de consultoria com respaldo de professores das principais instituições de ensino do país. Enquanto isso, o interesse de muitas empresas vai além dos projetos, elas procuram atrair potenciais talentos através de parcerias.

"Dificilmente a inovação sai de uma pessoa sozinha, dentro de uma só profissão”. Cristovam Burque

Fonte: Luiz Angelo Coutinho Gonçalves - www.ucj.com.br