terça-feira, 28 de junho de 2011

Crea Jovem realiza I Encontro da Juventude Tecnológica do DF


Brasília, 27 de junho de 2011. 
Na semana passada, nos dias 21/6 e 22/6, foi realizado o I Encontro da Juventude Tecnológica do Distrito Federal, no auditório do Crea-DF. “Precisamos estar mais ativos nas políticas públicas, na nossa universidade, nos arredores de onde vivemos. Precisamos reavivar as ações da juventude, especialmente na área de formação em que estamos inseridos”, afirmou a presidente do Crea Jovem DF, Cléia Nunes.
Segundo Cléia, este primeiro encontro foi restrito ao DF, mas a intenção é ampliá-lo para alcançar o âmbito regional. Ao longo do encontro foram debatidos temas como a utilização de geossintéticos na Engenharia Civil, a Copa do Mundo no Brasil, os desafios e perspectivas da Engenharia Mecânica, o potencial hidrelétrico brasileiro, o empreendedorismo, além de uma visita técnica ao canteiro de obras do edifício Green Towers Brasília, projetado de acordo com o sistema LEED, para edifícios sustentáveis.

De acordo com Osíris Barboza, coordenador do Projeto Crea-Jr do Confea, o trabalho da juventude é importante não só para o Sistema Confea/Crea, mas para toda a sociedade. Ao falar sobre as ações desenvolvidas pelos Creas Juniores em todo o país, destacou a discussão sobre a habitação e as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em Brasília; a visita técnica ao Canal do Sertão, em Alagoas; a ação social, com distribuição de mantimentos, realizada no Amazonas; a realização de palestras sobre ética e legislação profissional em Goiás, entre outros. “Além dessas ações, o trabalho do Crea-Jr também é essencial para prospectar novas lideranças e capacitá-las. Temos a responsabilidade de sair daqui e atrair outros jovens”, afirmou Osíris.

Discussões além do ambiente acadêmico
Estudante do 6º semestre de engenharia civil, Édipo Lacerda é membro ativo do Crea Jovem há quatro meses. Ele comemora a iniciativa de realizar o I Encontro da Juventude Tecnológica. Segundo ele, eventos como esse, melhoram as relações sociais. “Ganhamos muito porque entramos em discussões que não estão sendo feitas dentro da faculdade. A gente passa a ter um olhar diferente dos estudantes que, por alguma razão, não participam”, diz.

Estudante do 2º semestre de Engenharia Civil, Loyane Damaris compartilha da visão de Édipo e acrescenta: “sinto que os jovens ainda não estejam tão empenhados em participar deste tipo de ação como deveriam. Deveríamos ter um auditório lotado de estudantes aqui”, lamenta.

De toda a programação, Édipo destacou que a visita técnica trouxe importantes questões para o debate. “Foi muito interessante saber os critérios para obter a certificação LEED. Foi interessante também observar os cuidados que os envolvidos na obra têm com todo tipo de detalhes, como a preocupação com o barulho feito pelos caminhões e pelo canteiro de obras”, comenta. Além da visita, ele ressaltou que o bate-papo com o presidente do Crea foi bastante enriquecedor.
A juventude e a participação nos debates políticos
Para o  presidente do Crea-DF, Francisco Machado, a juventude tem papel fundamental na construção de um futuro diferente para o país. “Vocês precisam mudar o Brasil”, afirmou. O primeiro passo, segundo ele, seria se empenhar em tornar a sociedade mais participativa. “As boas pessoas têm se afastado das discussões importantes, da política. A juventude precisa pensar nisso”, disse. “Há uma vontade política em realizar a Copa, mas só haverá êxito se a sociedade estiver envolvida na discussão, o que ainda não aconteceu. Temos clamado para que a sociedade faça parte deste movimento, que acompanhe, monitore”.

O conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, João Pimenta também realizou palestra no evento e exaltou a iniciativa. “Essa aproximação é extremamente válida e da maior importância, uma vez que o estudante de hoje é o profissional de amanhã. Quanto mais cedo os estudantes estiverem envolvidos com as questões tratadas pelo Sistema, melhor para a formação deles e melhor para o próprio Sistema, que ganha a oportunidade de funcionar melhor no futuro”.

Para saber mais sobre o Crea Jovem do DF, acesse: http://www.creajovemdf.blogspot.com/

Felipe Lima e Tânia Carolina Machado
Assessoria de Comunicação do Confea

Fonte: CONFEA
http://www.confea.org.br/