terça-feira, 19 de agosto de 2014

71º SOEA - Semana Oficial de Engenharia e Agronomia


A 71ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) foi aberta na noite dessa terça-feira (12), no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina (PI). A solenidade foi marcada pela emoção dos homenageados das honrarias do mérito, por um público engajado, além de lideranças nacionais e internacionais, como o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI), engenheiro civil Marwan Abdelhamid.
Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a entrega da Medalha do Mérito e a inscrição dos homenageados póstumos no Livro Láurea ao Mérito 2014. Os 24 nomes selecionados para este ano que receberam as honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua foram escolhidos entre as 99 indicações enviadas pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e por entidades nacionais à Comissão do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Cerimônia de abertura
Profissionais do Crea DF, recebem homenagens de honra ao mérito, em prol da engenharia

Delegação Crea Jovem DF

Estandes, palestras, fóruns e Contecc

Durante toda a semana estandes dos Creas, Confea, Mútua, Universidades e Empresas tecnológicas ficaram em exposição, cada um mostrando seus trabalhos e inovações realizados em seus estados.
As várias palestras apresentadas, reunirão várias pessoas nos auditórios dispostos, todas tiveram como foco o tema do evento "Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional", destacando as tecnologias, o ensino da Engenharia nas instituições nacionais e internacionais e a formação dos profissionais. (Palestras apresentadas na semana, confira Aqui.
A palestra sobre as Mudanças na Formação do Engenheiro na Sociedade do Conhecimento e Inovação, ministrada pela pró-reitora da New Engineering University (NEU), no Vale do Silício (EUA), Lueny Morell, levou cerca de 2.500 pessoas ao auditório Master, (14/8), no segundo dia do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia (Contecc). Lueny expôs as novas formas de relações acadêmicas e metodologias de aprendizado para alcançar a excelência profissional. Ao fim das palestras sempre foram mediados debates, com interação do público presente.

Crea Jovem DF e Lueny Morell

Em meio a programação dois fóruns mostraram-se presentes, o Fórum Equidade de Gênero, destacando a importância das mulheres na área tecnológica, e o 9º Fórum Jovem, organizado pelos 21 coordenadores dos Creas - Jr/Jovem, com palestras e debates envolvendo, um dos principais girou em torno do tema Empreendedorismo.
Estreiando na SOEA, o Contecc - Congresso Técnico Cientifico da Engenharia e Agronomia, recebeu cerca de 570 trabalhos inscritos, 112 de Engenharia Civil, 67 de Engenharia Elétrica e 58 de Engenharia Química. Engenharia Mecânica, Geologia, Agrimensura e projetos de Educação e do Sistema Confea/Crea totalizam 46 inscritos, desses 21 foram selecionados para apresentarem e os demais ficaram a exposição. 

Exposição dos trabalhos selecionados - CONTECC


Estande Crea DF

A Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, marcou a capital Teresina, durante os dias 11 a 15,o evento recebeu aproximadamente quatro mil profissionais do sistema Confea/Crea, de todo o país.Ano que vem a 72ª SOEA será realizada por Fortaleza - CE.



Participação Crea Jovem DF


Luiz Fernando de Menezes Souza, Séc.Executivo - CREA JOVEM DF, cita que "participar de um evento tão grandioso quanto a SOEA, Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, é muito importante na vida acadêmica. Quando se participa da SOEA adquirimos muitas palestras de grandes valores, networking profissional e ideias que adquirimo e implementamos no dia a dia."
 Agradeçemos ao apoio  prestado pelo CREA-DF representado pelo Presidente Flávio Correia, o qual está nos incentivando, valorizando e capacitando para que sejamos brilhantes profissionais.

Fontes: Crea PI/DF/CE
Comunicação Crea Jovem DF