quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Palestra realizada na UNIP lota auditório

Nessa terça-feira (25/02), o Crea Jovem DF realizou sua primeira palestra do ano para "universidades", na Universidade Paulista - BSB, com o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia (CADE).
Para abertura do evento, contamos com a presença do Presidente do Crea DF, Eng. Flávio Correia. O presidente citou - "A importância de desde o incio da vida acadêmica, os alunos já estarem conhecendo o sistema Crea e começar acompanhar o desenvolvimento de suas funções".
Eng. Flávio Correia, Presidente do Crea DF.
O Eng. Ambiental e Presidente da ANEAM, Marcus Vinícius, deu incio as palestras da noite, falando sobre, - "O Mercado de Trabalho na Engenharia: Oportunidades e Desafios", abordou os vários ramos existentes na engenharia, sua posição no mercado de trabalho, os pisos salariais e outros aspectos do mercado, levando os estudantes a refletir sobre suas escolhas, estando cientes das oportunidades e desafios, que deverão saber buscar e enfrentar, durante e apos sua formação. Teve como convidado em sua palestra, o Eng.Ambiental, Presidente da APEAM e Coordenador do CDER-PR, Renato Muzzolon Jr., que falou um pouco sobre suas vivências profissionais, como jovem empresário na área de serviços de assessoria para engenharia, com sua empresa  Avistar Engenharia Ltda. que já está presente em oito estados do país.Renato disse que: "Planejamento é uma ferramenta muito importante, sendo ele dividido em três tipos - pessoal, profissional e familiar, tornado assim uma base para um futuro de sucesso"; deixou também uma palavra de motivação - "É importante que os acadêmicos estejam presentes, junto ao sistema Crea, para que depois de formados oxigenem ideias, e possam estar em sua regional, cooperando com politicas de inovação".
Estando presentes em Brasília, participando do 3º Encontro de Líderes Representantes - Sistema Confea/Crea/Mútua, os coordenadores representantes dos estados (MG, RJ, SC, RS, AL, PI, MT, GO, MT, ES, RO, BA e RM) estiveram presentes e apresentaram-se durante o evento. O Eng. Saulo Pereira, presidente Nacional dos Creas Jovens e Juniores, citou a importância, o funcionamento e as atividades realizadas pelo Crea Jovem, incentivando os estudantes a buscarem o Crea Jovem DF, e parabenizou também toda equipe, pela ação realizada. A presidente do C.J DF, Eng. Júlia Vasconcelos, agradeceu a faculdade UNIP e ressaltou que o Crea Jovem DF está a disposição dos estudantes. Membros diretores do C.J DF também estavam presentes.


Crea Jovem DF e Coordenadores estaduais dos Creas Jovens e Juniores.
A ultima palestra da noite foi da Eng. Lia Sá, sobre "Os Desafios da Mulher na Área da Tecnologia". A engenheira falou de suas experiencias profissionais, onde sempre enfrentou no exercício de sua profissão, as indiferenças geradas por ser mulher, mas agiu com garra, e foi reconhecida por sua persistência, coragem, determinação e vontade;sabendo sempre o que queria  e lutando pela igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho  e valorização da mulher na area tecnologica. Motivou muito não só as mulheres, mas os homens também, a se valorizarem sempre ao buscar suas metas.
A coordenadora do evento, Eng. Tamilles Estrela, Secretária de Planejamento do Crea Jovem DF e Presidente do CADE - UNIP, encerrou o evento com agradecimentos a todos os presentes.